Perfil dos educandos

A Escola João Reis de Souza está integrada em uma comunidade típica de bairros periféricos. A renda familiar em geral é baixa, raramente ultrapassando dois salários mínimos. Normalmente os pais trabalham fora e os filhos ficam sozinhos ou sob responsabilidade de parentes ou vizinhos. Muitas famílias de alunos atendidas nessa escola consideram-na um ponto de apoio para a busca da solução de seus problemas familiares e pessoais.

A comunidade está localizada em um bairro que não oferece muitas opções de lazer e as excursões e passeios oferecidos pela escola são verdadeiras oportunidades dos alunos estarem conhecendo e usufluindo outros espaços culturais e de entretenimento tais como: Shopping, Cinema, Teatro, Parque Ipanema, Usipa, Aterro Sanitário, Viveiro Municipal entre outros.

Ainda que em condições muito precárias, o bairro Limoeiro conta com um campo de futebol e duas quadra de esportes, uma na prórpia escola (interditada desde outubro de 2009) e outra comunitária, nesta são desenvolvidas projetos organizados pela Assosciação de Bairro do Limoeiro e Prefeitura. Apesar dessas condições, a escola obtém excelentes resultados nas competições que realiza, conseguindo sempre ficar nas primeiras colocações, até mesmo classificar alunos para disputarem competições fora da cidade como João Monlevade, Patos de Minas, Montes Claros e Poços de Caldas.

O nível de escolaridade dos responsáveis por nossos alunos não é muito elevada, raramente chegando ao ensino médio. Tal característica pressupõe uma valorização das atividades práticas em dretimento das intelectuais.